Tema : As novas tecnologias e a literatura
1.
Introdução
As ferramentas das novas tecnologias propõem infinitas maneiras de
tratar qualquer objeto de estudo pelos softwares de última geração,
assim como pelos modos de pesquisa tais como Google, Wikipédia, entre
outros. Cada vez mais surgem novos modos de pesquisas que se
incorporam aos sítios e aos programas de e-mails dos usuários resultando em uma
facilidade de encontrar informações sobre diversos assuntos.
Nesse movimento tecnológico, a Literatura não pôde ficar de fora, pois
ela é importante para contribuir informações essenciais de qualquer
acontecimento histórico, filosófico e cultural.
Considera-se aqui que a Literatura documenta qualquer comportamento e
pensamento de uma determinada época, fazendo com que o leitor compreenda as
ideias propostas em um texto numa determinada escola literária.
Através dessas ferramentas de tecnologia, o
ensino de temas como a Literatura nos permite
despertar a atenção dos alunos justamente por ser a nova geração discente uma
geração atenta e familiarizada com a linguagem tecnológica, o que facilita o
ensino-aprendizagem em Literatura. A literatura, assim como toda forma de
comunicação humana, passou por diversas fases evolutivas que se tornaram
válidas justamente por atender às necessidades das sociedades. Assim, hoje a
literatura, no que se refere ao seu ensino como disciplina escolar, clama por
novas formas de apresentá-la aos neófitos estudantes de modo que a mesma seja
de fácil assimilação, não por baixa qualidade de ensino, mas simplesmente por
adequação da linguagem e do veículo de comunicação desse saber humano.
Materiais didáticos são apoios que auxiliam o
professor na sua busca de ampliar o universo sociocultural de seus alunos. Até
recentemente tais apoios se restringiam ao uso de materiais impressos e, em
geral, a coletâneas de textos selecionados, acrescidas de sugestões de
atividades pedagógicas: os livros didáticos. A Internet flexibilizou o acesso a fontes de apoio e
deslocou a centralidade da informação verbal escrita nos processos de
construção de conhecimento. Por isso, através deste artigo, propomos um projeto de inserção de
novas tecnologias no ensino de literatura.
Tornar o ensino-aprendizagem da literatura, através das novas
tecnologias, prazerosa, dinâmica e ao mesmo tempo enriquecedora e de fácil
compreensão para os alunos.
Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos utilizando a internet
que, nos dias de hoje, é um meio de comunicação e interação mais usado pelos
jovens.
3. Objetivos específicos
Acreditamos que as redes sociais, canais de compartilhamento de vídeo,
etc., podem ser utilizados como poderosos aliados no processo de aprendizagem.
Por isso, pretendemos despertar o interesse dos alunos pela literatura, fazendo
uso dessas ferramentas que se tornaram indispensáveis nos dias atuais.
Queremos também fazer com que os alunos aproveitem bem o tempo em que
passam na internet, promovendo debates interessantes sobre temas do cotidiano
com o objetivo de ajudá-los a desenvolverem o senso crítico, e também
incentivarmos os mais tímidos a manifestarem suas opiniões.
4. Metodologia
De acordo com a proposta do grupo, a
didática se dará de forma discursiva para apresentar os conceitos do tema, como
também, para promover debates em sala de aula juntamente com as pesquisas
através do Youtube, Wikipédia e Facebook.
O método utilizado para
aproveitamento das novas tecnologias no ensino de Literatura é a utilização de
pesquisa em grupos, por parte dos alunos, pelos canais acima citados e/ou
sugeridos e posterior publicação de conclusão de pesquisa em fóruns de
discussões criados no Facebook.
5. Justificativa
A pretensão deste projeto é envolver os alunos trazendo o assunto das
aulas para o cotidiano usando de ferramentas tecnológicas, no caso aqui o
YouTube, o Wikipédia e o Facebook, para que eles entendam o tema da aula e
encontrem ligações com o que temos de atual.
A intenção não é fazer com que os alunos entrem
em contato com as obras ou escolas literárias simplesmente, mas que entendam e
interajam com elas, desenvolvendo um senso crítico e observador, usando do
humor e da seriedade dos fatos para construirmos debates e discussões em sala
de aula.
6.
Conclusão
Não há como negar que as novas tecnologias são
importantes para a divulgação, estudo, e debate da Literatura nos dias atuais.
As tecnologias, em particular a internet, são de extrema utilidade tanto para
publicação e conservação de obras literárias quanto para o ensino delas. Essa
relevância que caracteriza essas ferramentas obriga-nos a uma reflexão sobre
produção literária, sobre a leitura, a pesquisa e, acima de tudo, sobre o
ensino democrático e moderno desta disciplina tão cara a qualquer sociedade que
preze por sua cultura.
7. Referências Bibliográficas
==========================================================
Grupo:
- B40GDG2 - DOUGLAS ALVES DELLAMONICA
- T325GE9 - FRANCISCO HENRIQUE DE ALMEIDA
- B5380D9 - EZEQUIEL MESSIAS DUARTE MUNIZ
- B4401A1 - DIANE DOS REIS
- B385BF5 - ANA LAURA FREITAS RANGEL
Realmente!!! As novas tecnologias são de extrema importância para que o ensino, não somente de literatura, mas de outras matérias, já que seriam úteis para atrair a atenção dos alunos a fim de que estes se interessem pelo que é ensinado. As redes sociais podem ser ótimas aliadas dos professores, já que nelas a maioria dos jovens e adolescentes passam horas interagindo com o mundo.
ResponderExcluirConcordo. Com o avanço da tecnologia os jovens estão cada vez mais envolvidos e colocar um tema escolar que interaja com isso proporciona uma maior interesse o que causa uma aprendizado menos forçado.
ResponderExcluirMuito bom o trabalho principalmente o finalzinho que diz: sobre a leitura, a pesquisa e, acima de tudo, sobre o ensino democrático e moderno desta disciplina tão cara a qualquer sociedade que preze por sua cultura.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPude ver neste projeto a preocupação em buscar alternativas para a aplicação da Literatura nas redes sociais,para que despertem o interesse dos alunos nesta matéria. Este projeto mostra a importância de realizar debates e pesquisas para que o aluno desenvolva um maior senso crítico e possa utilizar o tempo que gasta na internet com uma meta de aprendizado rápida e objetiva.
ResponderExcluirConcordo com a Francine, realmente é uma ótima aliada aos professores,uma forma de facilitar a compreensão dos alunos em relação a literatura.
ResponderExcluirA internet é mesmo um aliado muito eficaz na hora da aprendizagem, o legal é a troca de informações instantâneas, um exemplo prático é esse nosso blog!
ResponderExcluir