quinta-feira, 30 de maio de 2013

Artigo-projeto: As novas redes sociais e de pesquisa em favor das aulas e da aprendizagem de Literatura


 

Tema : As novas tecnologias e a literatura
 

 

1.    Introdução

 

As ferramentas das novas tecnologias propõem infinitas maneiras de tratar qualquer objeto de estudo pelos softwares de última geração, assim como pelos modos de pesquisa tais como Google, Wikipédia, entre outros.  Cada vez mais surgem novos modos de pesquisas que se incorporam aos sítios e aos programas de e-mails dos usuários resultando em uma facilidade de encontrar informações sobre diversos assuntos.

Nesse movimento tecnológico, a Literatura não pôde ficar de fora, pois ela é importante para contribuir informações essenciais de qualquer acontecimento histórico, filosófico e cultural.

Considera-se aqui que a Literatura documenta qualquer comportamento e pensamento de uma determinada época, fazendo com que o leitor compreenda as ideias propostas em um texto numa determinada escola literária. 

Através dessas ferramentas de tecnologia, o ensino de temas como a Literatura nos  permite despertar a atenção dos alunos justamente por ser a nova geração discente uma geração atenta e familiarizada com a linguagem tecnológica, o que facilita o ensino-aprendizagem em Literatura. A literatura, assim como toda forma de comunicação humana, passou por diversas fases evolutivas que se tornaram válidas justamente por atender às necessidades das sociedades. Assim, hoje a literatura, no que se refere ao seu ensino como disciplina escolar, clama por novas formas de apresentá-la aos neófitos estudantes de modo que a mesma seja de fácil assimilação, não por baixa qualidade de ensino, mas simplesmente por adequação da linguagem e do veículo de comunicação desse saber humano.

Materiais didáticos são apoios que auxiliam o professor na sua busca de ampliar o universo sociocultural de seus alunos. Até recentemente tais apoios se restringiam ao uso de materiais impressos e, em geral, a coletâneas de textos selecionados, acrescidas de sugestões de atividades pedagógicas: os livros didáticos.  A Internet  flexibilizou o acesso a fontes de apoio e deslocou a centralidade da informação verbal escrita nos processos de construção de conhecimento. Por isso, através deste artigo, propomos um  projeto de inserção de novas tecnologias no ensino de literatura.

 
            2.  Objetivos Gerais

 

Tornar o ensino-aprendizagem da literatura, através das novas tecnologias, prazerosa, dinâmica e ao mesmo tempo enriquecedora e de fácil compreensão para os alunos.

Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos utilizando a internet que, nos dias de hoje, é um meio de comunicação e interação mais usado pelos jovens.

 

 

3.  Objetivos específicos

 

Acreditamos que as redes sociais, canais de compartilhamento de vídeo, etc., podem ser utilizados como poderosos aliados no processo de aprendizagem. Por isso, pretendemos despertar o interesse dos alunos pela literatura, fazendo uso dessas ferramentas que se tornaram indispensáveis nos dias atuais.

Queremos também fazer com que os alunos aproveitem bem o tempo em que passam na internet, promovendo debates interessantes sobre temas do cotidiano com o objetivo de ajudá-los a desenvolverem o senso crítico, e também incentivarmos os mais tímidos a manifestarem suas opiniões.

 

 

4.    Metodologia


          De acordo com a proposta do grupo, a didática se dará de forma discursiva para apresentar os conceitos do tema, como também, para promover debates em sala de aula juntamente com as pesquisas através do Youtube, Wikipédia e Facebook.

            O método utilizado para aproveitamento das novas tecnologias no ensino de Literatura é a utilização de pesquisa em grupos, por parte dos alunos, pelos canais acima citados e/ou sugeridos e posterior publicação de conclusão de pesquisa em fóruns de discussões criados no Facebook.

 

5. Justificativa

A pretensão deste projeto é envolver os alunos trazendo o assunto das aulas para o cotidiano usando de ferramentas tecnológicas, no caso aqui o YouTube, o Wikipédia e o Facebook, para que eles entendam o tema da aula e encontrem ligações com o que temos de atual.

            A intenção não é fazer com que os alunos entrem em contato com as obras ou escolas literárias simplesmente, mas que entendam e interajam com elas, desenvolvendo um senso crítico e observador, usando do humor e da seriedade dos fatos para construirmos debates e discussões em sala de aula.

 

6. Conclusão

 

Não há como negar que as novas tecnologias são importantes para a divulgação, estudo, e debate da Literatura nos dias atuais. As tecnologias, em particular a internet, são de extrema utilidade tanto para publicação e conservação de obras literárias quanto para o ensino delas. Essa relevância que caracteriza essas ferramentas obriga-nos a uma reflexão sobre produção literária, sobre a leitura, a pesquisa e, acima de tudo, sobre o ensino democrático e moderno desta disciplina tão cara a qualquer sociedade que preze por sua cultura. 

 

           

7. Referências Bibliográficas







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  Grupo:
  • B40GDG2 - DOUGLAS ALVES DELLAMONICA
  • T325GE9 - FRANCISCO HENRIQUE DE ALMEIDA
  • B5380D9 - EZEQUIEL MESSIAS DUARTE MUNIZ
  • B4401A1 - DIANE DOS REIS
  • B385BF5 - ANA LAURA FREITAS RANGEL



           

7 comentários:

  1. Realmente!!! As novas tecnologias são de extrema importância para que o ensino, não somente de literatura, mas de outras matérias, já que seriam úteis para atrair a atenção dos alunos a fim de que estes se interessem pelo que é ensinado. As redes sociais podem ser ótimas aliadas dos professores, já que nelas a maioria dos jovens e adolescentes passam horas interagindo com o mundo.

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  2. Concordo. Com o avanço da tecnologia os jovens estão cada vez mais envolvidos e colocar um tema escolar que interaja com isso proporciona uma maior interesse o que causa uma aprendizado menos forçado.

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  3. Muito bom o trabalho principalmente o finalzinho que diz: sobre a leitura, a pesquisa e, acima de tudo, sobre o ensino democrático e moderno desta disciplina tão cara a qualquer sociedade que preze por sua cultura.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Pude ver neste projeto a preocupação em buscar alternativas para a aplicação da Literatura nas redes sociais,para que despertem o interesse dos alunos nesta matéria. Este projeto mostra a importância de realizar debates e pesquisas para que o aluno desenvolva um maior senso crítico e possa utilizar o tempo que gasta na internet com uma meta de aprendizado rápida e objetiva.

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  6. Concordo com a Francine, realmente é uma ótima aliada aos professores,uma forma de facilitar a compreensão dos alunos em relação a literatura.

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  7. A internet é mesmo um aliado muito eficaz na hora da aprendizagem, o legal é a troca de informações instantâneas, um exemplo prático é esse nosso blog!

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