segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

GRUPO 5


Tema

Esta atividade prática supervisionada será desenvolvida tendo como base a seguinte enunciação:
a)   Você quer um milhão de dólares sem fazer nada?
b) Não!!! (responde o interlocutor com uma entonação e uma expressão facial que significam: claro que quero!)
Desenvolvimento

Por  ‘semântica’ entende-se, geralmente, a  ciência das significações das línguas naturais. O conhecimento semântico permite ao falante de uma determinada língua observar, por exemplo, se duas sentenças podem ou não se referirem à mesma verdade no mundo, se são contraditórias ou não, gramaticais ou agramaticais, etc. Vê-se que a semântica tende a conceber o estudo dos signos linguísticos por uma abordagem mais saussureana: uma unidade de significante mais significado.
É justamente por este limite da semântica que estudiosos da língua acharam por bem delimitar os estudos semânticos ou de significados estritos, geralmente, ao léxico ou às estruturas gramaticais e, os estudos dos sentidos ou semióticos à pragmática.
A pragmática  demonstra que o ‘sentido do enunciação’  não constitui uma evidência, mas é sempre resultado de uma interpretação extralinguística. Ela é o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. As palavras, em sua significação comum, assumem muitas vezes outros significados distintos no uso da língua e, mais recentemente, o campo de estudo da pragmática passou a englobar o estudo do uso concreto da linguagem.
Portanto, ao analisar o enunciado

a. Você quer um milhão de dólares sem fazer nada?
b. Não !!!    (responde o interlocutor, com uma entonação e uma expressão facial que significam: claro que quero!)

Pode-se perceber que não é o conhecimento linguístico (semântico) que permite o entendimento da sentença (1b) pois, o significado (léxico) da palavra ‘não’  é relacionado à negação de algo, uma recusa, e somente isso.
O que faz o enunciador de (1a) entender o enunciatário de (1b) são fatores extralinguísticos como a entonação, expressão facial, gestos, enfim, o contexto em que a língua está sendo colocada em uso. Para explanar este enfoque na enunciação, ou seja, a língua em uso, Lopes (1975) diz que:

“ Oswald Ducrot parte do ato de enunciação e não do enunciado: para ele o enunciado não constitui um fato; os únicos dados de que o semanticista dispõe, afirma ele (1969; 1972; 1972ª), são as múltiplas ocorrências possíveis de um enunciado nas diversas situações em que o empregamos. Assim o sentido é algo que revela do enunciado “hic et nunc”. Por isso, falar sobre o sentido de um enunciado fora das circunstâncias possíveis da sua ocorrência, isto , fora do contexto e da situação [...] equivale a abandonar o terreno da experiência e da comprovação, para construir uma hipótese que será sempre carente de demonstração.” (LOPES, 1975, p. 284).
                O significado da sentença tem relação maior do que o limite da própria palavra ou frase, o significado implica em certo conhecimento de mundo e de interação conversacional. Esta dependencia faz distiguir que a semântica depende do sistema da língua enquanto a pragmática depende de como é colocada em uso a língua.

Outros exemplos

Situação 1:

- Você vai comprar refrigerante?
- tem suco.

As tarefas básicas desempenhadas durante a análise semântica incluem a verificação de tipos, a verificação do fluxo de controle e a verificação da unicidade da declaração de variáveis.
Analisando as frases semanticamente, a resposta à pergunta pareceria imprópria, pois a semântica leva em conta apenas fatores puramente linguísticos, ou seja, as frases têm apenas um significado, muitas vezes o significado denotativo. A resposta “tem suco” significaria apenas que tem suco, sem uma segunda intenção alem do que é expressamente dito, logo, tal resposta estaria desconectada  da pergunta que poderia ser considerada não respondida, porem olhando pragmaticamente, que é a área que analisa a aplicação do que é dito, entendemos que ao dizer “tem suco” na verdade é dada uma resposta negativa à pergunta. A análise pragmática visa a captar a discrepância entre o significado “real” de uma frase com o uso que se faz dela.

Situação 2:

O pai entra na cozinha, ao ver a pia cheia de louça suja, pergunta ao filho que está assistindo tv:
- você já lavou a louça?

O que o pai quer dizer com a pergunta pragmaticamente não é que ele tem, de fato uma duvida quanto ao cumprimento da tarefa, mas sim, quer dizer que o filho deveria já ter lavado a louça antes de assistir TV, enquanto semanticamente a pergunta exprime apenas a duvida do pai.

GRUPO:

Ana Elisa
Cássio
Douglas
Giulia
Hellem
Israel
Maria Magda
Priscila
Tiago

13 comentários:

  1. Bacana, muito bem explicado, exemplos claros e de fácil entendimento. Muito bom!

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  2. Explicação bem Clara, nunca entendia porque minha mãe perguntava se eu "já tinha lavado a louça?" ... rs. Considero a pragmática fascinante!

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    1. pois é Karine, os exemplos foram baseados em fatos reais, passei a enxergar a pragmática em tudo rsrsrs

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  3. Pra mim, o melhor da pragmática é esse lance da ironia, e o grupo de vocês acertaram em cheio no exemplo. Muito bom!

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  4. Bem bacana! E ideia é essa mesmo, isso existe em todo lugar, só precisamos prestar atenção (coisa que estamos fazendo depois que aprendemos sobre o assunto.

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    1. Concordo, Gih. depois que aprendemos a analisar as frases de acordo com a semântica e pragmática, passamos a prestar mais atenção.

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  5. concordo com a gih, a pragmatica esta em todos os lugares,nos mais diversos assuntos!!

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  6. Explicação está muito boa e os exemplos bem claros. A pragmática me encanta; o sentimento de dúvida de "o que ele(a) quis dizer com isso" já está na minha rotina... E um comentário: achei o segundo exemplo um tanto quanto comum na minha vida hahaha

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  7. Realidade, isso posso dizer sem medo, a pragmática que o grupo 5 mostrou é isso, claro e bem escrito.bom trabalho

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  8. "Uma unidade de significante mais significado", GOSTEI , a semântica, está mais focada no significado, no conceito do dicionário.

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  9. é mesmo muito engraçado como a gente identifica a semantica e principalmente a pragmática no nosso dia-a-dia... como eu disse pra Karine, os exemplos foram tiradas de situações do cotidiano, num momento vc ouve algo e é como se "acendesse uma luz" e vc pensa "opaa, a pragmática aí", e foi bem o que aconteceu no caso dos exemplos citados!

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  10. Gostei muito! Principalmente do exemplo da louça! Me identifiquei, rsrs!
    Parabéns,bom trabalho!

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  11. Ótimos exemplos. Eles realmente estão contidos na realidade e concordo com vocês, depois de conhecermos a pragmática, "enxergamos" com outros olhos. kkkkk Ótima explicação, concepção de semântica e pragmática e gostei de possuir uma citação de autor. Parabéns.

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