quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Romance urbano: uma abordagem no ensino médio

Romance urbano: uma abordagem no ensino médio
Por Camila Mitie Uemura ,Nataline Cesar e Francisco Henrique de Almeida

O livro didático Português. Linguagens 2. Literatura – Produção de texto – Gramática (Editora Saraiva, 2010) é o segundo da série composta por três livros de Língua Portuguesa voltados ao Ensino Médio. Elaborada pelos professores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, a obra aborda aspectos linguísticos, gramáticos, discursivos e literários de forma intercalada, permitindo a aquisição gradual das diversas características da língua, e possui exercícios retirados de provas do ENEM e de vestibulares, de modo que o estudante se prepare para ingressar no ensino superior.
Parte da “Unidade 2 – O Romantismo. A Prosa”, o “Capítulo 6 – O romance urbano”, que se estende da página 184 até a página 191, enfoca um dos tipos românticos mais populares de seu período (Romantismo, 1836 a 1881). A partir da fotografia de uma rua paulistana em 1893, são expostas as características gerais do romance urbano, de forma bastante breve, e citados alguns dos autores proeminentes da época.
Fala-se sobre obra A Moreninha e seu autor, Joaquim Manuel de Macedo, de forma geral. Um resumo e um trecho do livro são apresentados, e um quadro informativo compara o herói romântico e o herói moderno, utilizando personagens atuais para exemplificar o primeiro. Seguem exercícios relacionados ao trecho apresentado, porém uma explicação mais detalhada da narrativa pelo professor ou a leitura da obra se faz necessário para um entendimento completo das questões. Caixas informativas explicam curiosidades da época e as diferenças entre personagens planas e esféricas.
A seguir, há uma explicação sobre a obra Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, tratando de aspectos gerais do autor e da obra, bem como um resumo do enredo. Uma caixa informativa fala sobre a importância dessa obra na representação das classes baixas, bem como de outras das obras da época.
Uma explicação sobre José de Alencar e sua obra, Senhora, vem em seguida, citando alguns dos outros trabalhos do escritor. Analisam-se as características da obra e há também breve resumo. Há trechos das duas obras anteriores, e exercícios que, novamente, podem ser respondidos pelo fragmento, mas ainda assim seriam necessárias uma explicação maior e leitura da obra para pleno entendimento das questões.  
Com oito páginas dedicadas exclusivamente ao romance urbano, e considerando a carga de conteúdo que a disciplina de Língua Portuguesa como um todo possui no ensino médio, o livro conseguiu abordar adequadamente, mesmo que de forma geral, as principais características desse tipo de romance. Em consonância com a preocupação com a continuidade dos estudos, o livro apresentou e examinou as obras clássicas das listas de leitura dos principais vestibulares. Entretanto, para que o aluno obtenha um bom resultado, e mesmo para que responda as questões propostas no livro didático, é necessária a leitura integral das obras. Naturalmente, o papel do professor não se encerra no mero acompanhamento do livro: o uso de materiais complementares e de estratégias de ensino se fazem essenciais para uma aprendizagem eficaz e completa.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português . Linguagens 2 - Literatura – Produção de texto – Gramática, v.2, 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Camila Mitie Uemura                        RA: B56BCC
 Nataline Cesar                                  RA: B566BI 4
Francisco Henrique de Almeida       RA: T325GE 9




Nenhum comentário:

Postar um comentário