Romance
urbano: uma abordagem no ensino médio
Por
Camila Mitie Uemura ,Nataline
Cesar e Francisco Henrique de Almeida
O
livro didático Português. Linguagens 2.
Literatura – Produção de texto – Gramática (Editora Saraiva, 2010) é o
segundo da série composta por três livros de Língua Portuguesa voltados ao
Ensino Médio. Elaborada pelos professores William Roberto Cereja e Thereza
Cochar Magalhães, a obra aborda aspectos linguísticos, gramáticos, discursivos
e literários de forma intercalada, permitindo a aquisição gradual das diversas
características da língua, e possui exercícios retirados de provas do ENEM e de
vestibulares, de modo que o estudante se prepare para ingressar no ensino
superior.
Parte
da “Unidade 2 – O Romantismo. A Prosa”, o “Capítulo 6 – O romance urbano”, que
se estende da página 184 até a página 191, enfoca um dos tipos românticos mais
populares de seu período (Romantismo, 1836 a 1881). A partir da fotografia de
uma rua paulistana em 1893, são expostas as características gerais do romance
urbano, de forma bastante breve, e citados alguns dos autores proeminentes da
época.
Fala-se
sobre obra A Moreninha e seu autor,
Joaquim Manuel de Macedo, de forma geral.
Um resumo e um trecho do livro são apresentados, e um quadro informativo
compara o herói romântico e o herói moderno, utilizando personagens atuais para
exemplificar o primeiro. Seguem exercícios relacionados ao trecho apresentado,
porém uma explicação mais detalhada da narrativa pelo professor ou a leitura da
obra se faz necessário para um entendimento completo das questões. Caixas
informativas explicam curiosidades da época e as diferenças entre personagens
planas e esféricas.
A
seguir, há uma explicação sobre a obra Memórias
de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, tratando de
aspectos gerais do autor e da obra, bem como um resumo do enredo. Uma caixa
informativa fala sobre a importância dessa obra na representação das classes
baixas, bem como de outras das obras da época.
Uma
explicação sobre José de Alencar e sua obra, Senhora, vem em seguida, citando
alguns dos outros trabalhos do escritor. Analisam-se as características da obra
e há também breve resumo. Há trechos das duas obras anteriores, e exercícios
que, novamente, podem ser respondidos pelo fragmento, mas ainda assim seriam
necessárias uma explicação maior e leitura da obra para pleno entendimento das
questões.
Com
oito páginas dedicadas exclusivamente ao romance urbano, e considerando a carga
de conteúdo que a disciplina de Língua Portuguesa como um todo possui no ensino
médio, o livro conseguiu abordar adequadamente, mesmo que de forma geral, as
principais características desse tipo de romance. Em consonância com a preocupação
com a continuidade dos estudos, o livro apresentou e examinou as obras
clássicas das listas de leitura dos principais vestibulares. Entretanto, para
que o aluno obtenha um bom resultado, e mesmo para que responda as questões
propostas no livro didático, é necessária a leitura integral das obras.
Naturalmente, o papel do professor não se encerra no mero acompanhamento do
livro: o uso de materiais complementares e de estratégias de ensino se fazem
essenciais para uma aprendizagem eficaz e completa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CEREJA, William
Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português
. Linguagens 2 - Literatura – Produção de texto – Gramática, v.2, 7ª ed.
São Paulo: Saraiva, 2010.
Camila Mitie Uemura RA:
B56BCC
Nataline Cesar RA:
B566BI 4
Francisco Henrique de Almeida RA: T325GE 9
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