1. Introdução
Com o avanço da tecnologia, a informação está
entrando em um ritmo muito acelerado, e cada vez mais, os jovens tendem à terem
preguiça de buscar informações. É tão cômodo buscar algo na internet e encontrar
a informação necessária.
Mas
estas informações geralmente estão incompletas, ou não se aprofundam muito,
isto quando não estão erradas.
Mas criando um espaço certo para a literatura,
estas informações podem ser acessadas tanto por necessidade, ou por prazer.
2. Objetivos do Trabalho
2.1 Objetivos Gerais
Este trabalho tem, como prioridade, despertar o
interesse, dos jovens, na literatura Portuguesa. Utilizando a Internet como
veículo.
2.2 Objetivos Específicos
Será utilizado um website, com animações gráficas,
construídas no FlashPlayer, ou no JAVA, para representar personagens trovadores,
e será possível até mesmo enviar uma “cantiga animada de amigo” para o seu
amigo. Uma cantiga de amor, para uma namorada, ou uma de escárnio para seu pior
inimigo. É você quem decide.
Quando um dos personagens for clicado, ele dirá algum
versinho, e até mesmo citações famosas. E aí você escolhe, qual deles você quer
interagir mais.
3. Justificativa
Um dos pontos mais
difíceis em ensinar literatura para um aluno, é despertar o seu interesse.
Mesmo que você cobre trabalhos, aplique provas. Com os recursos de hoje, é
possível se sair bem, lendo apenas alguns resumos ou artigos, vendo vídeos ou
até trabalhos prontos e modificando. Triste, mas é a verdade. Com este website,
as pesquisas se tornariam prazerosas e divertidas. Lembrando que o foco está no
público adolescente. Já que esses, são os principais afetados pelo “mal” da
tecnologia.
Mas se existe tecnologia pro mal,
criemos uma para o bem.
. Fundamentação Teórica
4.1 Ferramentas da Web
4.1.1 O Flash Player foi designado inicialmente para exibir animações
vetoriais bi-dimensionais, mas posteriormente se tornou adequada para aplicações de Internet
Rica e streaming de vídeo e áudio. Faz
uso de gráficos vetoriais para minimizar o
tamanho do arquivo e criar arquivos que economizam largura de banda e tempo de carregamento. Flash é um formato
comum para jogos, animações e GUIs embutidos em páginas
web.
·
4.1.2 O Java é uma tecnologia usada para
desenvolver aplicações que tornam a Web mais divertida e útil. O Java não é a
mesma coisa que o javascript., que é uma tecnologia simples usada para criar
páginas Web e só é executado no seu browser.
O Java permite executar jogos,
fazer upload de fotos, bater papo on-line, fazer tours virtuais e usar
serviços, como treinamento on-line, transações bancárias on-line e mapas
interativos. Se você não tiver o Java, muitas aplicações e websites
simplesmente não funcionarão.
4.2 Trovadorismo
É importante dizer que o
Trovadorismo, teve início na Idade Média, época que historiadores costumam
lembrar como “A Idade das Trevas”. É importante, porque mostra que ela não
estava tão nas trevas assim. O Trovadorismo é uma herança riquíssima dessa
época. E que foi a pioneira das músicas populares que temos hoje em dia. Que
falam do cotidiano do homem comum e possuem refrãos marcantes.
A partir do século XI, começou a ganhar vulto na Europa
feudal um novo tipo de arte, a poesia dos trovadores, que combinava a arte da
palavra e a música. Surgido na região da Provença, esse movimento poético não
seguia os modelos da cultura religiosa e guerreira da época, mas criava o seu
próprio modelo, através de canções em que o amor, a crítica e o humor estavam
presentes.
Apoiava-se na poesia
oral, espontânea, da fase pré-literária, e na lírica de origem provençal. Era
uma poesia ligada à música, composta pelos trovadores e cantada pelos jograis e
soldadeiras, que se faziam acompanhar de instrumentos musicais (viola, alaúde,
flauta, gaita).
Por se destinar ao canto a à dança, obedecia a ritmos e recorrências sônicas de fácil execução e memorização. Daí a presença de refrões ou estribilhos, e do paralelismo. Compreendia dois gêneros principais: o lírico (cantigas de amigo e de amor) e o satírico (cantigas de escárnio e de maldizer).
Por se destinar ao canto a à dança, obedecia a ritmos e recorrências sônicas de fácil execução e memorização. Daí a presença de refrões ou estribilhos, e do paralelismo. Compreendia dois gêneros principais: o lírico (cantigas de amigo e de amor) e o satírico (cantigas de escárnio e de maldizer).
4.2.1 Características do
Trovadorismo

Inspiram-se na vida popular, no cotidiano familiar e rural (pastoras, camponesas). São de estrutura simples apoiada no paralelismo, no refrão e na forma dialogada. Expressam uma visão mais realista do amor, colocado no plano terrestre dos desejos humanos e da sensualidade.
Cantigas de Amor - O trovador expressa as emoções do homem pela mulher amada. Originam-se da influência provençal, projetando o refinamento da vida da corte, o ideal do amor cortês.
Inspiram-se no ambiente palaciano e a mulher é um ser idealizado, superior, inatingível, a quem o trovador, submisso, dirige seus lamentos, ocultando a identidade da amada, sob expressões respeitosas como "mia dona", "mia senhor", "fremosa dona", "fremosa senhor". Dá-se o nome cantiga de maestria à composição sem refrão, constituída de três ou mais estrofes regulares e submetida a certos formalismos estilísticos.
Cantigas de Escárnio - Sátira sutil, apoiada na ironia e na ambigüidade ("palavras cubertas que hajam dous sentidos"), sem a individualização da pessoa ofendida.
Cantiga de Maldizer - Sátira direta, contundente, palavrosa, sendo comum o calão.
Os cancioneiros são os códices (coleções de cópias manuscritas) que registram o que sobreviveu das cantigas trovadorescas galaico-portuguesas, esquecidas nos séculos clássicos, a partir do repúdio que a Renascença votou aos valores medievais, góticos ou bárbaros. São conhecidos três cancioneiros: o Cancioneiro da Ajuda, o Cancioneiro da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro da Vaticana.
4.2.2 Trovadorismo em Portugal
A época do trovadorismo abrange
as origens da Língua Portuguesa, a língua galaico-portuguesa (o português
arcaico) que compreende o período de 1189 a 1418. Portugal ocupava-se com as
Cruzadas, a luta contra os mouros, e estava marcado pelo teocentrismo (universo
centrado em Deus, a vida estava voltada para os valores espirituais e a
salvação da alma) e pelo sistema feudal (sistema econômico e político, entre
senhores e vassalos ou servos), já enfraquecido, em fase de decadência.
Quando finalmente a guerra chega ao fim, começam manifestações sociais de período de paz, entre elas a literatura, e em torno dos castelos feudais também desenvolveu-se um tipo de literatura que redimensiona a visão do mundo medieval e aponta para novos caminhos, essa manifestação literária é o Trovadorismo.
Quando finalmente a guerra chega ao fim, começam manifestações sociais de período de paz, entre elas a literatura, e em torno dos castelos feudais também desenvolveu-se um tipo de literatura que redimensiona a visão do mundo medieval e aponta para novos caminhos, essa manifestação literária é o Trovadorismo.
4.3 Pedro Afonso, Conde de Barcelos
Dom Pedro Afonso, Conde de Barcelos (1287 - Lalim, 1354) foi, segundo algumas fontes, o primeiro filho natural de D. Dinis e de D. Grácia Froes
(de identificação insegura). Poeta e trovador como seu pai, teve um
papel de relevo na vida política e sobretudo cultural do seu tempo, a ele se
ficando a dever uma boa parte dos mais importantes textos da literatura
medieval portuguesa.
O legado cultural do Conde de Barcelos é um dos mais importantes da Idade Média peninsular. D. Pedro foi certamente o compilador
(ou pelo menos o último compilador) das cantigas dostrovadores galego-portugueses. No seu testamento deixa um Livro de Cantigas ao seu sobrinho, Afonso XI de Castela, que se pensa ser o arquétipo dos cancioneiros manuscritos que chegaram até nós; esse cancioneiro
nunca chegou à posse de Afonso XI e não se sabe do seu paradeiro.
Excelente trovador, D. Pedro deixou quatro cantigas de amor e seis cantigas de escárnio, onde o humor (com a malícia
característica do género) se alia a um notável sentido rímico e musical.
De Lalim teriam ainda saído duas outras
obras fundamentais da história e cultura portuguesas. Uma é o chamado Livro de Linhagens do conde D. Pedro (1340-1344), uma recompilação da
genealogia das principais famílias nobres de Portugal inseridas no contexto
peninsular e universal. A outra obra devida ao conde é a Crónica Geral de Espanha de 1344, uma crónica histórica em que é descrita a história dos vários reinos
ibéricos e da Reconquista, enfatizando-se o papel dos reis
portugueses na cruzada contra o Islão. Os dois livros são de alta qualidade narrativa e
representam pontos altos da prosa medieval portuguesa.
O reconhecimento da qualidade da obra
de D. Pedro na Idade Média é evidenciado pelo fato de que tanto o Livro de Linhages como a Crónica sofreram vários acrescentos
posteriores em Portugal e foram traduzidas várias vezes ao castelhano. Até os dias de hoje os pesquisadores
continuam estudando a obra do conde tanto pelos dados historiográficos como
pelo seu nível narrativo.
5. Metodologia
Nosso objetivo é, introduzir os
jovens à literatura de uma forma menos compromissada. O site, sendo para todas
as idades, pode até mesmo alcançar o interesse de um pré-adolescente, o que
faria que ele não se impactasse tanto, quando começasse a estudar sobre o
período.
5.1 Criação da Página
Sempre quando se dá a luz
à um novo site, é preciso, primeiro, contratar um “domínio”. O domínio, seria
como a casa do site. É pago uma taxa anualmente para a manutenção deste
domínio.
E claro, depois do nascimento, é
preciso dar um nome.
O nome seria:
www.cantigasanimadas.com.br
6. Referências
Sites:
<http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_408564.shtml> acesso em 26/05/2013 às 16h05.
< http://www.java.com/pt_BR/download/whatis_java.jsp> acesso em 27/05/2013 às 13h10.
< http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_Flash_Player> acesso em 27/05/2013 às 13h25.
< http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/literatura_portuguesa/estilos_literarios/1_trovadorismo> acesso em 29/05/2013 às 15h39.
<http://fessortadeu.no.comunidades.net/index.php?pagina=1714012735> acesso em 29/05/2013 às 16h00.
<http://www.grupoescolar.com/pesquisa/trovadorismo.html> acesso em 30/05/2013 às 19h30.
Octavio Augusto Assis B46IEA-6
Renato Moreno A53ECE-3
Andreza Gonçalves B21807-0
Daniela Leite dos Santos B380AH-2
Marcos Paulo F Corrêa B46BFI-4
Renato Moreno A53ECE-3
Andreza Gonçalves B21807-0
Daniela Leite dos Santos B380AH-2
Marcos Paulo F Corrêa B46BFI-4
Parabéns pelo trabalho!!! Eu nunca imaginaria uma interação da literatura com essas tecnologias, até porque, eu não conhecia suas finalidades. Ficaria muito interessante se esse trabalho fosse praticado! Parabéns.
ResponderExcluir