segunda-feira, 3 de junho de 2013

A Nova Face do O Trovadorismo Português



1. Introdução
Com o avanço da tecnologia, a informação está entrando em um ritmo muito acelerado, e cada vez mais, os jovens tendem à terem preguiça de buscar informações. É tão cômodo buscar algo na internet e encontrar a informação necessária.
Mas estas informações geralmente estão incompletas, ou não se aprofundam muito, isto quando não estão erradas.
Mas criando um espaço certo para a literatura, estas informações podem ser acessadas tanto por necessidade, ou por prazer.

2. Objetivos do Trabalho

2.1 Objetivos Gerais
Este trabalho tem, como prioridade, despertar o interesse, dos jovens, na literatura Portuguesa. Utilizando a Internet como veículo.

2.2 Objetivos Específicos
Será utilizado um website, com animações gráficas, construídas no FlashPlayer, ou no JAVA, para representar personagens trovadores, e será possível até mesmo enviar uma “cantiga animada de amigo” para o seu amigo. Uma cantiga de amor, para uma namorada, ou uma de escárnio para seu pior inimigo. É você quem decide.

Quando um dos personagens for clicado, ele dirá algum versinho, e até mesmo citações famosas. E aí você escolhe, qual deles você quer interagir mais.

3. Justificativa
            Um dos pontos mais difíceis em ensinar literatura para um aluno, é despertar o seu interesse. Mesmo que você cobre trabalhos, aplique provas. Com os recursos de hoje, é possível se sair bem, lendo apenas alguns resumos ou artigos, vendo vídeos ou até trabalhos prontos e modificando. Triste, mas é a verdade. Com este website, as pesquisas se tornariam prazerosas e divertidas. Lembrando que o foco está no público adolescente. Já que esses, são os principais afetados pelo “mal” da tecnologia.
            Mas se existe tecnologia pro mal, criemos uma para o bem.

. Fundamentação Teórica

4.1 Ferramentas da Web
4.1.1 O Flash Player foi designado inicialmente para exibir animações vetoriais bi-dimensionais, mas posteriormente se tornou adequada para aplicações de Internet Rica e streaming de vídeo e áudio. Faz uso de gráficos vetoriais para minimizar o tamanho do arquivo e criar arquivos que economizam largura de banda e tempo de carregamento. Flash é um formato comum para jogos, animações e GUIs embutidos em páginas web.



·         4.1.2 O Java é uma tecnologia usada para desenvolver aplicações que tornam a Web mais divertida e útil. O Java não é a mesma coisa que o javascript., que é uma tecnologia simples usada para criar páginas Web e só é executado no seu browser.
O Java permite executar jogos, fazer upload de fotos, bater papo on-line, fazer tours virtuais e usar serviços, como treinamento on-line, transações bancárias on-line e mapas interativos. Se você não tiver o Java, muitas aplicações e websites simplesmente não funcionarão.




4.2 Trovadorismo
            É importante dizer que o Trovadorismo, teve início na Idade Média, época que historiadores costumam lembrar como “A Idade das Trevas”. É importante, porque mostra que ela não estava tão nas trevas assim. O Trovadorismo é uma herança riquíssima dessa época. E que foi a pioneira das músicas populares que temos hoje em dia. Que falam do cotidiano do homem comum e possuem refrãos marcantes.
            A partir do século XI, começou a ganhar vulto na Europa feudal um novo tipo de arte, a poesia dos trovadores, que combinava a arte da palavra e a música. Surgido na região da Provença, esse movimento poético não seguia os modelos da cultura religiosa e guerreira da época, mas criava o seu próprio modelo, através de canções em que o amor, a crítica e o humor estavam presentes.
Apoiava-se na poesia oral, espontânea, da fase pré-literária, e na lírica de origem provençal. Era uma poesia ligada à música, composta pelos trovadores e cantada pelos jograis e soldadeiras, que se faziam acompanhar de instrumentos musicais (viola, alaúde, flauta, gaita).

Por se destinar ao canto a à dança, obedecia a ritmos e recorrências sônicas de fácil execução e memorização. Daí a presença de refrões ou estribilhos, e do paralelismo. Compreendia dois gêneros principais: o lírico (cantigas de amigo e de amor) e o satírico (cantigas de escárnio e de maldizer).

4.2.1 Características do Trovadorismo

Cantigas de Amigo - O "eu-lírico" é feminino: o trovador expressa as emoções da mulher como se falasse por ela. 

Inspiram-se na vida popular, no cotidiano familiar e rural (pastoras, camponesas). São de estrutura simples apoiada no paralelismo, no refrão e na forma dialogada. Expressam uma visão mais realista do amor, colocado no plano terrestre dos desejos humanos e da sensualidade.

Cantigas de Amor - O trovador expressa as emoções do homem pela mulher amada. Originam-se da influência  provençal, projetando o refinamento da vida da corte, o ideal do amor cortês. 

Inspiram-se no ambiente palaciano e a mulher é um ser idealizado, superior, inatingível, a quem o trovador, submisso, dirige seus lamentos, ocultando a identidade da amada, sob expressões respeitosas como "mia dona", "mia senhor", "fremosa dona", "fremosa senhor". Dá-se o nome cantiga de maestria à composição sem refrão, constituída de três ou mais estrofes regulares e submetida a certos formalismos estilísticos.

Cantigas de Escárnio - Sátira sutil, apoiada na ironia e na ambigüidade ("palavras cubertas que hajam dous sentidos"), sem a individualização da pessoa ofendida.

Cantiga de Maldizer - Sátira direta, contundente, palavrosa, sendo comum o calão.

Os cancioneiros são os códices (coleções de cópias manuscritas) que registram o que sobreviveu das cantigas trovadorescas galaico-portuguesas, esquecidas nos séculos clássicos, a partir do repúdio que a Renascença votou aos valores medievais, góticos ou bárbaros. São conhecidos três cancioneiros: o Cancioneiro da Ajuda, o Cancioneiro da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro da Vaticana.



4.2.2 Trovadorismo em Portugal
A época do trovadorismo abrange as origens da Língua Portuguesa, a língua galaico-portuguesa (o português arcaico) que compreende o período de 1189 a 1418. Portugal ocupava-se com as Cruzadas, a luta contra os mouros, e estava marcado pelo teocentrismo (universo centrado em Deus, a vida estava voltada para os valores espirituais e a salvação da alma) e pelo sistema feudal (sistema econômico e político, entre senhores e vassalos ou servos), já enfraquecido, em fase de decadência.

Quando finalmente a guerra chega ao fim, começam manifestações sociais de período de paz, entre elas a literatura, e em torno dos castelos feudais também desenvolveu-se um tipo de literatura que redimensiona a visão do mundo medieval e aponta para novos caminhos, essa manifestação literária é o Trovadorismo.

4.3 Pedro Afonso, Conde de Barcelos

Dom Pedro Afonso, Conde de Barcelos (1287 - Lalim, 1354) foi, segundo algumas fontes, o primeiro filho natural de D. Dinis e de D. Grácia Froes (de identificação insegura). Poeta e trovador como seu pai, teve um papel de relevo na vida política e sobretudo cultural do seu tempo, a ele se ficando a dever uma boa parte dos mais importantes textos da literatura medieval portuguesa.
O legado cultural do Conde de Barcelos é um dos mais importantes da Idade Média peninsular. D. Pedro foi certamente o compilador (ou pelo menos o último compilador) das cantigas dostrovadores galego-portugueses. No seu testamento deixa um Livro de Cantigas ao seu sobrinho, Afonso XI de Castela, que se pensa ser o arquétipo dos cancioneiros manuscritos que chegaram até nós; esse cancioneiro nunca chegou à posse de Afonso XI e não se sabe do seu paradeiro. Excelente trovador, D. Pedro deixou quatro cantigas de amor e seis cantigas de escárnio, onde o humor (com a malícia característica do género) se alia a um notável sentido rímico e musical.
De Lalim teriam ainda saído duas outras obras fundamentais da história e cultura portuguesas. Uma é o chamado Livro de Linhagens do conde D. Pedro (1340-1344), uma recompilação da genealogia das principais famílias nobres de Portugal inseridas no contexto peninsular e universal. A outra obra devida ao conde é a Crónica Geral de Espanha de 1344, uma crónica histórica em que é descrita a história dos vários reinos ibéricos e da Reconquista, enfatizando-se o papel dos reis portugueses na cruzada contra o Islão. Os dois livros são de alta qualidade narrativa e representam pontos altos da prosa medieval portuguesa.
O reconhecimento da qualidade da obra de D. Pedro na Idade Média é evidenciado pelo fato de que tanto o Livro de Linhages como a Crónica sofreram vários acrescentos posteriores em Portugal e foram traduzidas várias vezes ao castelhano. Até os dias de hoje os pesquisadores continuam estudando a obra do conde tanto pelos dados historiográficos como pelo seu nível narrativo.


5. Metodologia
            Nosso objetivo é, introduzir os jovens à literatura de uma forma menos compromissada. O site, sendo para todas as idades, pode até mesmo alcançar o interesse de um pré-adolescente, o que faria que ele não se impactasse tanto, quando começasse a estudar sobre o período.



5.1 Criação da Página
            Sempre quando se dá a luz à um novo site, é preciso, primeiro, contratar um “domínio”. O domínio, seria como a casa do site. É pago uma taxa anualmente para a manutenção deste domínio.
            E claro, depois do nascimento, é preciso dar um nome.
            O nome seria: www.cantigasanimadas.com.br




6. Referências

Sites:
http://www.java.com/pt_BR/download/whatis_java.jsp> acesso em 27/05/2013 às 13h10.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_Flash_Player> acesso em 27/05/2013 às 13h25.

Grupo: 

Octavio Augusto Assis                                   B46IEA-6
Renato Moreno                                             A53ECE-3
Andreza Gonçalves                                        B21807-0
Daniela Leite dos Santos                                B380AH-2
Marcos Paulo F Corrêa                                 B46BFI-4

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho!!! Eu nunca imaginaria uma interação da literatura com essas tecnologias, até porque, eu não conhecia suas finalidades. Ficaria muito interessante se esse trabalho fosse praticado! Parabéns.

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