sábado, 1 de junho de 2013

As Novas Tecnologias e a Literatura: O Romantismo Português

1. Introdução

Com o avanço das novas tecnologias a troca de conhecimento se tornou mais prática e rápida, o acesso à informação está mais fácil e ao alcance de quase toda a população. Devido a essa facilidade está muito mais comum encontrar o ensino vinculado a essas tecnologias, pois despertam o interesse dos jovens e aguçam a curiosidade, sendo possível introduzir assuntos ligados a matérias escolares com maior eficácia e trabalhar os assuntos abordados em sala de aula de forma mais prazerosa e atualizada.

2. Objetivos do Trabalho

2.1 Objetivos Gerais

Este trabalho tem por objetivo trabalhar literatura em parceria com as novas tecnologias, com foco no Romantismo Português. O projeto foi desenvolvido como alternativa para complementar as aulas de literatura envolvendo redes sociais.

2.2 Objetivos Específicos

Para que os objetivos sejam alcançados, usaremos o Facebook, o Tumblr e o Twitter, - redes sociais muito acessadas atualmente – com a intenção de desenvolver maior interesse, por parte dos alunos, sobre o Romantismo em Portugal.

3. Justificativa

Lecionar literatura pode ser uma tarefa árdua se não se souber como proceder. O assunto não atrai a atenção de boa parte dos alunos e pode ser considerado de difícil entendimento. Em muitos lugares, a leitura não é incentivada e a falta de conhecimento e desinteresse sobre os movimentos literários e seus autores, por parte dos alunos, é muito grande.

Portanto, utilizar as redes sociais como apoio para o ensino da literatura é uma boa iniciativa, já que os jovens são tão envolvidos com essas tecnologias. Além disso, é uma forma de apresentar o assunto para os alunos e de criar uma curiosidade que provavelmente despertará o interesse.

4. Fundamentação Teórica

4.1 Ferramentas da Web

4.1.1 Tumblr é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e "diálogos". A maioria dos “posts” (são os textos publicados) feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, como o Twitter. Os usuários são capazes de "seguir" outros usuários e ver seus posts em sua página inicial (dashboard). Também é possível "gostar" – favoritar - ou "reblogar" outros blogs.


4.1.2 Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets", por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento, como os aplicativos para smartphones. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las.


4.1.3 Facebook é um site e serviço de rede social. Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores e “curtir” páginas que sejam de seu interesse – isso faz com que todas as atualizações dessas páginas apareçam na página inicial do usuário.



4.2 Romantismo

Originário da Escócia e da Alemanha, o Romantismo foi introduzido em Portugal por Garrett, em 1825, com a publicação do poema Camões. Seu término ocorre por volta de 1865, quando se instala a reforma realista. Durante esses quarenta anos, três são as configurações assumidas pela estética romântica: a primeira, em que ainda permanecem atuantes alguns valores neoclássicos, é representada por Garrett, Herculano e Castilho, e transcorre mais ou menos entre 1825 e 1838; a segunda, em que se aglutina o chamado Ultra-Romantismo, é representada especialmente por Soares de Passos e Camilo Castelo Branco, e vigora entre 1838 e 1860; a terceira, em que se opera a transição para o Realismo, é representada sobretudo por João de Deus e Júlio Dinis, e ocupa a década de 60. O Romantismo português acompanha as linhas gerais do movimento europeu, mas adaptando-o à conjuntura sócio-econômico-cultural delineada nos capítulos precedentes.

4.2.1 Romantismo em Portugal

O romantismo em Portugal começou de uma forma turbulenta. Primeiramente, estavam acontecendo diversos conflitos sociais entre os conservadores e os liberalistas na decisão do poder de Portugal. A disputa ficou ainda mais acirrada com a renúncia à Coroa no Brasil por D. Pedro que voltou para seu país de origem para lutar ao lado dos liberalistas. Nesta época, muitos escritores deixaram Portugal e se exilaram em países como França e Inglaterra.

Detalhe para o fato do Romantismo já ter começado nestes países, facilmente explicado pelas Revoluções Francesa e Industrial. Tais revoltas começaram a dividir a população em classes, dando origem aos primeiros pensamentos românticos. Os autores portugueses voltaram então para Portugal cheio de novas ideias, mudando completamente o estilo da escrita naquela época, dando início ao Romantismo no país com a publicação do poema “Camões” de Almeida Garrett.

4.3 Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu em Porto em 1799 e morreu em Lisboa, em 1854. Foi advogado, político, jornalista, escritor e revolucionário que, devido às suas ideias liberais – escandalosas para a época -, foi exilado duas vezes na Inglaterra.

Na Inglaterra – quando em exílio, em 1823 – estudou obras de autores consagrados do Romantismo Inglês, como Lord Byron, Shakespeare e Walter Scott, e conheceu castelos feudais e ruínas de igrejas e abadias, vivências que o inspiraram a escrever mais tarde; aderiu, então, à escola literária de que viria a ser um dos maiores representantes em Portugal – o Romantismo.

Em 1824, foi para França e nessa viagem escreveu o muitíssimo conhecido Camões em 1825 e Dona Branca em 1826, poemas considerados como as primeiras obras da literatura romântica em Portugal.

Garret nunca se autointitulou romântico e muito menos classicista; ao contrário: afirmava não seguir regras nem modelos. Na literatura, trabalhou a poesia, a prosa e o teatro.

5. Metodologia

Nossa proposta é trabalhar o Romantismo Português de forma mais simples e de fácil entendimento, com a intenção de desenvolver o interesse dos alunos por meio do Tumblr, do Twitter e do Facebook.

5.1 Criação de uma página no Tumblr

Um Tumblr será criado pela turma para que o tema Romantismo seja abordado. A cada dia um aluno da turma ficará responsável de postar algo na página, este post poderá ser alguma informação sobre o movimento literário ou algum poema do autor da época, acompanhado de uma imagem que seja relacionada ao tema. Por ser necessário que os posts sejam diferentes, os alunos deverão elaborar uma pesquisa para saber o que postar, desse modo estarão adquirindo conhecimento sobre o assunto e o professor poderá utilizar os posts dos alunos em suas aulas. É um exemplo o Tumblr por nome “Flor do Lácio”, que se encontra no seguinte domínio: http://flordolacio.tumblr.com/.

5.1.1 Exemplo de Publicação no Tumblr

Aqui está um texto em versos e em rimas para a fácil memorização das características do Romantismo Português, produzido pelo grupo.

Características do Romantismo Português

Na primeira geração do Romantismo, teve presença forte o lirismo

O subjetivismo buscava entender o lado íntimo do ser

Houve uma enorme expressão, quando retratou no texto o nascimento de uma nação

O contexto histórico era ideal, pois viviam na época medieval

Nesse período o mundo e a mulher eram idealizados, mas infelizmente não podiam ser materializados

Com isso o homem foge da realidade, sofre em depressão,

A amada é musa e tentar tocá-la é em vão.

Já a segunda geração é um período mais sombrio,

Há um gosto pela morte e o pessimismo,

É retomada a religiosidade e a natureza é presente em toda parte.

Agora a mulher é alcançada, mas não é plena a felicidade almejada.

Terceira geração é a fase da transição

Denunciam no Realismo os males da sociedade e seus vícios.

Esse período a mulher idealizada podia ter acesso à felicidade tanto esperada.

Entre outras características, o individualismo, egocentrismo e o sentimentalismo exacerbado

A natureza interagia com o eu lírico lado a lado.

O feio e o belo tiveram uma fusão, o conto a Bela e a Fera é exemplo dessa ação

Inspirado em Lorde Byron, surge o Byronismo,

Sujeito boêmio cheio de vícios caracterização do narcisismo.

5.2 Criação de uma página no Twitter sobre a página original (criada no Tumblr)

Uma conta no Twitter será criada para a turma que deverá "tuitar" todos os dias fragmentos de poemas do Romantismo. Cada fragmento terá que ter no máximo 140 caracteres e os poemas devem ser diferentes. Os alunos, com suas contas pessoais do Twitter, deverão interagir com essa conta criada pela turma e elaborar discussões sobre os trechos "tuitados" e levar suas conclusões para a sala de aula. Por exemplo, tem-se o Twitter @Almeidinha_G, sobre Almeida Garrett, cujo endereço é : https://twitter.com/Almeidinha_G.

5.3 Criação de uma página no Facebook para que toda e qualquer novidade do blog seja divulgada na página.

Uma página no Facebook será criada para a turma trabalhar o tema. Nesse espaço cada aluno deverá postar uma imagem e um texto sobre o Romantismo, podendo ser alguma informação sobre o movimento ou um poema, a imagem deve ter relação com o texto publicado, o que trabalhará a interpretação do aluno. E todos os alunos, com suas contas pessoais do Facebook, deverão comentar as imagens e desenvolver uma discussão sobre o tema em sala de aula. São exemplos de páginas sobre literatura no Facebook: Literatortura (https://facebook.com/Literatortura) e Leitora da Depressão (https://facebook.com/LeitoraDaDepressao).

Segue um exemplo de uma imagem – produzida pelo grupo – que se encaixa a um dos usos do Facebook.



6. Referências

Livro:
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa Através dos Textos. São Paulo: Cultrix, 1991. 21ª Edição, página 216.

Sites:
< http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook> acesso em 27/05/2013 às 14h20.
< http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter> acesso em 27/05/2013 às 14h25.
< http://pt.wikipedia.org/wiki/Tumblr> acesso em 27/05/2013 às 14h27.
<http://www.filologia.org.br/xvi_cnlf/tomo_3/225.pdf> acesso em 30/05/2013 às 18h16.

Grupo: 
Alexandre Almeida de Oliveira
Francine Maximiliano da Rosa
Gislene da Silva Pinheiro
João Paulo Giovanelli
Taciane R. R. B. Sant’Ana

23 comentários:

  1. Realmente a tecnologia vem se tornando um grande aliadado das escolas.

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    1. Sim, e usada da maneira certa pode agregar muito mais ao conhecimento do aluno e até mesmo do próprio professor.

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  2. Muito interessante, adorei. O bom de falar sobre a literatura nas redes sociais é que é um assunto bem amplo tem como fazer um trabalho bem legal como o de vocês.

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    1. É verdade, Jacque! A literatura é necessária para todos nós, não só aos que gostem de ler ou precisam, mas para todos, pelo fato de agregar conhecimento e te fazer refletir cada vez mais; utilizando-se das redes sociais, é mais fácil atingir o público que, por sua vez, estão sempre conectados, não é?

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    2. Obrigada, Jaque! E vocês estão cobertos de razão. Até mesmo para nós que precisamos estar em contato com a literatura sentimos uma facilidade maior quando podemos fazer isso por meio da internet e de uma forma mais descontraída como nas redes sociais.

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  3. Eu também adorei! O projeto de vocês está super completo, vocês elaboraram o tema e os tipos de publicações de acordo com as características de cada rede social.. muito bom!! Parabéns

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    1. Muito obrigada, Pri! Pensamos em dar várias alternativas, assim sempre há algo diferente para se fazer numa aula de literatura.

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  4. Imagine só que interessante, uma página do facebook que não seja apenas de coisas fúteis ou tirinhas, e que de quebra, ainda nos adiciona bastante cultura... kkkkk
    É uma ótima ideia e com certeza eu seguirei, caso ela se concretize....

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    1. Seria muito interessante mesmo, Octavio! É um método menos difícil de chamar a atenção do aluno, as redes sociais se bem utilizadas ajudam e muito! Obrigada!

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    2. Sem dúvida, Octavio. É uma forma muito mais eficaz de chamar a atenção dos jovens, pensamos justamente nisso. Obrigada!!

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  5. Excelente trabalho!! O uso das redes sociais na Literatura, pode ser uma forma de interação com o professor - aluno, e com certeza terá bons resultados.

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    1. Exatamente, é uma forma eficiente de deixar o aluno interessado no que é ensinado, e além disso, é uma forma de interagir com o aluno à maneira que ele gosta!

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    2. Obrigada, Nataline. E é bem isso que a Fran disse. Para deixar os alunos interessados precisamos estar por dentro do mundo deles, e nossas propostas são algumas alternativas.

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  6. Muito bom o trabalho de vocês, parabéns!
    Bem legal a parte do Tumblr, o texto curto acompanhado de imagem torna um conteúdo complexo como Literatura muito mais fácil de assimilar, ainda mais se for compartilhado no Facebook com frequência. Boa proposta!

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    1. Muito obrigada, Camila. Concordamos com você. Pode-se trabalha uma disciplina mais complexa de forma mais simples, é nisso que se baseiam as nossas propostas. A internet abre um mundo de opções, só precisamos pensar com cuidado e saber como usar.

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  7. Trabalho muito bem feito! Gostei! A Literatura exige um pouco mais de atenção e uma leitura mais concentrada, mas com a internet e as redes sociais em alta, agora fica muito mais rápido, prático e acredito que eficaz, tanto para aprender, quanto para ensinar, o que será nosso trabalho daqui a pouco.

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    1. Obrigada, Ellen! E concordo com você, essas alternativas facilitam a vida do aluno quanto à aprendizagem e a dos professores quanto ao ensino.

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    2. Obrigada! É realmente mais prático e rápido. Concordo com você sobre ser mais eficaz para aprender e ensinar, é um método de chamar a atenção do aluno através daquilo que ele está muito bem acostumado a usar.

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  8. Parabéns pelo trabalho, realmente está muito bom! A rede social é uma forma de levar a literatura pra todos, até pra quem não gosta ou não se interessa. Quando os textos são compartilhados no facebook, de um jeito ou de outro, muita gente dá uma olhada, o que acaba despertando um interesse pela leitura, pelo autor, ou até mesmo pela escrita.

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    1. Muito obrigada, Larissa!
      É exatamente isso, se houver um trabalho bem planejado as pessoas acabam se interessando de uma forma bem mais leve, sem pressões, e o aprendizado vem como consequência.

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  9. Parabéns pelo trabalho!!! Foi muito bem elaborado e gostei dessa possibilidade que vocês criaram de interagir a literatura e as novas tecnologias, principalmente por se tratar de Facebook, Twitter e Tumblr! A combinação ficou excelente!

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