1
INTRODUÇÃO
O avanço das tecnologias tem proporcionado às
pessoas uma melhor inclusão ao conhecimento, às notícias, aos acontecimentos e
melhorado as oportunidades de um melhor aprendizado, sem torná-lo exaustivo,
árduo ou uma imposição e possibilita àqueles que costumam ter uma iniciativa a
aprofundar mais o conhecimento sobre o assunto.
Comprar
um livro, buscar informações sobre estudos, averiguar teorias, pesquisar sobre
os acontecimentos passados, já não é mais uma tarefa difícil, tanto para os
alunos quanto os professores; e isso vem trazendo maiores possibilidades de o
professor dar sua aula com mais facilidade e praticidade.
2 OBJETIVOS DO TRABALHO
2.1
OBJETIVOS GERAIS
O trabalho “O ensino de literatura
e as novas tecnologias”, tem como intenção visar à passagem da literatura em
todos os seus moldes antigos para os dias de hoje com o uso da tecnologia,
mostrar como a tecnologia se adere à literatura e como facilita sua procura por
grandes obras e autores. Apresentamos meios no qual professores e também
alunos, possam aproveitar, pois possuir conhecimento apenas através de livros
já não é comum nos dias de hoje.
O professor precisa estar à frente
de seu tempo, proporcionar e estimular o ensino de seu aluno usando novos meio
de prender sua atenção, estes que os alunos de hoje estão mais adaptados e
acostumados, e obter o seu propósito que é ensiná-los de uma maneira mais
inovadora.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para alcançar os objetivos, utilizaremos o apoio de
novas tecnologias, tais como: datashow, grupo criado em redes sociais, vídeos
ou filmes e blog. Com o auxílio destes, o ensino de Literatura tornar-se-á mais
prazeroso, mais objetivo e, conseguirá chamar a atenção dos alunos para um
assunto que não é tão simples de ser tratado, pois ler livros para obter
conhecimento não agrada mais alguns alunos, e assim, muitos acabam não
estudando para provas ou participando das aulas.
O conjunto professor, aluno e
tecnologia irá facilitar e trazer a vontade de ler do aluno, pois assim, ele não
se prenderá ao livro.
4 JUSTIFICATIVA
Conseguir a atenção do aluno muitas
vezes não é uma tarefa fácil, para obter essa atenção com mais facilidade, o
professor pode optar por utilizar as tecnologias em suas aulas, pois com a
grande disponibilidade das diversas tecnologias, sua versatilidade, praticidade,
o professor pode, não só conseguir a atenção dos alunos, como também ajudá-los
a entender melhor o conteúdo trabalhado, fixá-lo e incentivá-los à pesquisa; ao
aprofundamento sobre o conteúdo.
Segundo Zenildo Santos em seu artigo
a combinação entre a aula de Literatura e as novas tecnologias são benéficas
aos alunos:
Atualmente,
percebe-se que os alunos ao chegarem ao ensino médio apresentam imensas
dificuldades de leitura / interpretação de textos e que as aulas de Língua
Portuguesa até então, não estão privilegiando a leitura e sim o estudo de
gramática normativa. E essa abordagem tradicional da linguagem é uma das causas
para as dificuldades do ensino de Literatura.
Diante dessa realidade, percebe-se
que não há interação entre o aluno e o texto literário. Por não entender que se
trata de uma linguagem artisticamente trabalhada e não compreender seu
vocabulário, que muitas vezes é de outro século, o aluno cria um distanciamento
em relação à Literatura e acaba aceitando a interpretação do professor sem promover
um diálogo com o texto.
A
tradicional aula de Literatura em que predomina a memorização das
características de estilos de época, nome de autores e obras não atende mais às
necessidades educativas dos alunos. De acordo com os PCNEM, a seleção de conteúdos
não mais privilegiará a memorização de informações, mas será baseada em eixos
estruturadores da Área de Códigos e suas Tecnologias. Para se conseguir que o
aluno se torne um leitor crítico, o ensino deve colocar o texto como uma
possibilidade de reflexão e recriação, associando a atividade de leitura à
produção de outros textos pelos alunos e facilitando a expressão de suas visões
sobre o texto.
O
professor utilizando diferentes fontes de informação renova sua metodologia de
ensino, busca novos saberes, propicia oportunidades de construção e
conhecimentos por parte de seus alunos.
Saber quando usar a tecnologia em sala de aula e como utilizar esses
novos recursos é uma tarefa do professor, segundo Lolito, citada por Polato “a
tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar
no mundo de hoje” (2009, p.51) (SANTOS, Zenildo. 2011).
5 BARROCO
Em
Portugal, o Barroco ou também chamado Seiscentismo (por ter sido estilo que
teve início no final do século XVI), tem como marco inicial a Unificação da
Península Ibérica sob o domínio espanhol em 1580 e se estenderá até por volta
da primeira metade do século XVIII, quando ocorre a Fundação da Arcádia
Lusitana, em 1756 e tem início o Arcadismo.
O
Barroco corresponde a um período de grande turbulência político-econômica,
social, e principalmente religiosa. A incerteza e a crise tomam conta da vida
portuguesa. Fatos importantes como: o término do Ciclo das Grandes Navegações,
a Reforma Protestante, liderada por Lutero (na Alemanha) e Calvino (na França)
e o Movimento Católico de Contra-Reforma, marcam o contexto histórico do
período e colaboram com a criação do “Mito do Sebastianismo”, crença segundo a
qual D.Sebastião, rei de Portugal (aquele a quem Camões dedicou Os Lusíadas), não
havia morrido, em 1578, na Batalha de Alcácer Quibir, mas que estava apenas
“encoberto” e que voltaria para transformar Portugal no Quinto Império de que
falam as Escrituras Sagradas). D. João é visto como o novo messias, o novo
salvador (PRADO).
5.1 PADRE ANTÔNIO VIEIRA
Nasceu em
Lisboa, em 6/2/1608. Aos seis anos, vem para o Brasil, e mais tarde ingressa no
colégio jesuítico da Bahia. Ordenando-se em 1634, logo alcança renome de
pregador vibrante e culto. Com o movimento português de restauração da
independência (deflagrado a 1º de dezembro de 1640), viaja para Portugal a fim
de protestar lealdade ao povo monarca, D. João IV, junto a quem passa a gozar
de grande prestígio e respeito, de que resulta ser nomeado para várias
embaixadas dipomáticas no estrangeiro. Em 1652, transferindo-se para o
Maranhão, dedica-se à catequese e conversão dos indígenas. Nove anos após,
regressa a Lisboa e é preso por suas convicções de fundo sebastianista.
Confinam-no durante oito anos numa casa jesuítica e cassam-lhe o direito de
pregar. Liberto, segue para Roma a pleitear revisão do processo, e torna-se
orador oficial do salão literário da Rainha Cristina da Suécia. Depois de
alguns anos em Lisboa defendendo a causa dos judeus perante a Inquisição,
retorna ao Brasil (1681) e entrega-se à faina de redigir e polir seus sermões e
outras obras. Morreu em Salvador, a 18/7/1697 (MOÍSES, 2012).
O Sermão
da Sexagésima é uma de suas principais obras. Nela, Padre Antônio Vieira
faz uma série de reflexões a respeito da arte de pregar, constituindo-se assim
uma obra metalinguística, ou seja, utiliza- se do próprio sermão para ensinar
como fazê-lo, sempre condenando os exageros do cultismo. Vieira era contrário
aos que se preocupavam apenas com as palavras, esquecendo-se da Palavra de
Deus, com letra maiúscula (PRADO).
6 METODOLOGIA
As tecnologias que serão utilizadas
no ensino de Literatura são:
·
Datashow:
Será utilizado para exibir conteúdos multimídia para os alunos, como por
exemplo, slides (recurso utilizado para apresentação de trabalhos, conteúdos
escolares, etc.). Haveria mais praticidade nas aulas e menos custos com
impressão de materiais que, na maioria das vezes, são desperdiçados ou jogados
no lixo. As aulas seriam mais aproveitadas e os alunos absorveriam melhor a
matéria sobre o Barroco pela exposição do conteúdo de uma maneira que os alunos
dos dias de hoje estão acostumados; conteúdo digitalizado.
·
Grupo criado em redes sociais: Uma conta seria aberta em uma rede social, como
Facebook ou em endereços eletrônicos (e-mail).
Assim, criar-se-á um grupo no qual todos os alunos e também o professor teriam
acesso. Nesse grupo, seriam colocados todos os materiais sobre o Barroco, seus
poetas, contexto histórico, que foram utilizados em sala de aula e o que ainda
serão utilizados. Isso possibilitaria aos alunos poder estudá-los em casa,
compartilhar informações importantes para o grupo, transmitir orientações de
pesquisa, trocar sugestões, etc. Além disso, os alunos e os professores poderão
comentar sobre o conteúdo falado sobre o Barroco, tirarem as dúvidas uns dos
outros e programar atividades práticas ou expositivas na sala de aula.
·
Vídeos ou filmes:
Serão passados filmes e/ou vídeos, com o auxílio de um datashow (para melhor
visualização), que represente ou demonstre de alguma forma a época do Barroco,
os poetas dessa época, o contexto histórico, assim, possibilitando maior
compreensão, melhor entendimento do contexto histórico, pois por se tratar de
uma época distante, é difícil entender, às vezes, os acontecimentos, razões
pelas quais elas aconteceram, a expressão dos pensamentos dos poetas em suas
poesias, etc.
·
Blog:
Serão postadas pesquisas sobre o Barroco que os próprios alunos farão até uma
determinada data estipulada pelo professor, e logo, farão um fórum no qual os
demais alunos discutiram a respeito do trabalho postado, colocarão mais
opiniões para que possam entender com mais facilidade na próxima postagem, etc.
Isso será benéfico para os alunos, não só por obterem, depois, um local para
estudar o Barroco, mas também, irá incentivá-los à pesquisa para a maior
obtenção possível de informações a respeito do Barroco.
CONCLUSÃO
Concluímos
que o uso de novas tecnologias para o ensino de Literatura, mais
especificamente, o Barroco, facilitará tanto para o professor ensinar, quanto
para o aluno aprender, pois estará utilizando métodos de fácil acesso para os
alunos e desenvolvendo seus interesses de forma prática e fácil, assim,
permitindo uma progressão no ensino de matérias tão complexas e importantes
como a Literatura.
SANTOS, Zenildo. 2011. 18 f. Artigo
(Pós-Graduação em Literatura e Ensino de Literatura) – Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia, Bahia, 2011.
Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/folio/article/view/617/749>
Acesso em: 28 mai. 2013.
PRADO, Edna. Aula 05: Literatura.
Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/3374031/Literatura-Aula-05-Barroco-em-Portugal-e-Literatura-informativa>
Acesso em: 02 jun. 2013.
MOÍSES, Massaud.
A literatura portuguesa através dos
textos. 33. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.
Integrantes:
Integrantes:
Antonio Correia de Amorim
Érika dos Santos Silva
Gleidson Pereira de Abreu
Jessica A. F. SIlva
Luciene G. Rubial
Li pouco ainda e já gostei muito, estão de parabéns! Trabalhar com a literatura unido-a a alguma mídia é sempre desafiador. Gostei do artigo citado e concordo plenamente; acho que nenhum conhecimento é demais e acho também que é dever do professor sempre inovar sua proposta pedagógica para que atraia a atenção dos alunos e, com isso, eles aprendam.
ResponderExcluirMuito legal! Concordo que as novas tecnologias colaboram com a inclusão ao conhecimento e o ensino se torna menos árduo.
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