1. INTRODUÇÃO
O surgimento de novas
tecnologias como a internet e das redes sociais possibilitou a troca de
informações e conhecimento entre pessoas de diversas partes do mundo, que antes
não se comunicavam umas com as outras. Neste cenário, existem também os blogs,
sites cuja estrutura permite a atualização rápida de conteúdo, com a capacidade
de atrair leitores e colaborar para a interação entre diferentes pessoas.
Trazendo essa
realidade para a sala de aula, o professor deve fazer uso das novas tecnologias
em suas atividades de ensino-aprendizagem, de modo a facilitar a assimilação do
conteúdo pelos alunos.
Sendo assim, este
trabalho propõe o desenvolvimento de uma proposta de ensino da literatura com
novas tecnologias, enfatizando o Realismo e a obra de Antero de Quental.
2. OBJETIVOS DO TRABALHO
2.1. Objetivos Gerais
• Investigar como
aplicar o conhecimento literário (Teoria Literária e Literatura Portuguesa) nas
redes sociais, visando o ensino com as novas tecnologias;
• Discutir o assunto
em blogs entre os diversos grupos da classe, visando aprimorar o processo de
ensino-aprendizagem;
• Estabelecer a
interação entre os interlocutores (criadores e visitantes do blog).
2.2. Objetivos Específicos
• Possibilitar um
aprofundamento sobre o Realismo e a obra de Antero de Quental;
• Disseminar o
conhecimento adquirido com uma linguagem simples e de fácil entendimento,
despertando o interesse das novas gerações na literatura e suas ramificações;
• Desenvolver uma
proposta de ensino do Realismo e da obra de Antero de Quental com o uso das
novas tecnologias.
3. JUSTIFICATIVA
Neste trabalho,
pretendemos demonstrar como o ensino da literatura pode ser prazeroso e de
fácil entendimento, através de uma linguagem simples e utilizando as novas
tecnologias e as redes sociais para chamar a atenção dos alunos e resgatar o
interesse por grandes movimentos literários e autores do passado, como o
Realismo e Antero de Quental. Também será possível fazer uso de ferramentas on-line
como um novo meio de transmitir o conhecimento sobre a literatura portuguesa a
outras pessoas, de maneira interativa.
O Realismo foi
escolhido como tema do projeto por se tratar de um movimento literário que
rompeu com o passado, um período marcado por renovações ideológicas, culturais,
políticas, científicas e artísticas. Caracterizando-se como um movimento de
progresso tecnológico e pensamento filosófico. "O realismo em
Portugal deu origem à única geração literária que merece este nome
além-Atlântico. E notabilizou-se por reunir homens superiores e talentosos como
jamais houve antes ou depois na história da Literatura Portuguesa. Em qualquer
das direções seguidas pela atividade literária na época realista (a poesia, a
prosa de ficção, a historiografia) é possível encontrar estrelas de primeira
grandeza." (MOISÉS, 2006, p. 323).
Além disso, o trabalho
destacará o autor Antero de Quental por ser considerado um dos maiores poetas
de sua geração e da literatura portuguesa. O poeta dedicou-se à reflexão dos
grandes problemas filosóficos e sociais de seu tempo e também contribuiu para a
implantação das ideias renovadoras da geração de 1870. Antero de Quental
expressa em seus sonetos a sua inquietação religiosa e metafísica e é
considerado, ao lado de Bocage e Camões, um dos grandes sonetistas da
literatura portuguesa.
4. METODOLOGIA
Nossa proposta é
trabalhar o ensino do Realismo e da obra de Antero de Quental fazendo uso da
internet e de redes sociais como o YouTube, Facebook e o Tumblr.
YouTube
O Youtube é um site
que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato
digital. Essa ferramenta é muito utilizada para o compartilhamento de musicas,
filmes, vídeo-aula e etc.
Facebook
O facebook é uma rede
social gratuita onde o usuario creia seu perfil e listas de interesses
pessoais. Ele pode trocar mensagens privadas ou publicas entre si e
participante de grupo de amigos.
Tumblr
O tumbrl é uma nova plataforma que
vem crescendo a cada dia mais e mais. Seu visual é uma mescla de tudo que já vimos
de rede sociais pela Internet. Uma mistura de twitter, blog e facebook. No Tumbrl você pode fazer o que quiser:
textos, notas rápidas, colocar fotos, pensamentos, enfim, tornar seu dia quase que em tempo
real por meio da tela do computador ou de seu telefone.
Para tanto, são
propostas as seguintes atividades:
•
Será criada uma conta em cada rede social.
•
Será feito pesquisas em cada uma dessas redes, onde deveram ser encontrados
todos os materiais relacionados ao período literário e todas as informações
sobre o autor Antero de Quental, suas obras, sonetos, imagens etc.
•
Desenvolvimento de vídeo-aula em esquetes curtas, com base no material
pesquisado; exemplo de vídeo-aula: http://www.youtube.com/watch?v=Ek3WBzQ9Anw&hd=1
•
Todos os materiais deverão ser publicados na página principal do grupo
no Facebook.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MOISÉS, M. A
Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.
Integrantes:
Ana Elisa Costa B4256g-8
Israel Mateus de Medeiros B40317-9
Hellem Cristhina da Silva B4513C4
Tiago dos Reis B4094G-8
Priscila Carvalho Leite B41AAI-4
Gostei do trabalho, parabéns! A interação dessas tecnologias à literatura ficará ótima.
ResponderExcluirFoi publicado algum artigo científico relatando a experiência?
ResponderExcluir