terça-feira, 4 de junho de 2013

O ENSINO DE LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS O REALISMO DE ANTERO DE QUENTAL

1. INTRODUÇÃO


            O surgimento de novas tecnologias como a internet e das redes sociais possibilitou a troca de informações e conhecimento entre pessoas de diversas partes do mundo, que antes não se comunicavam umas com as outras. Neste cenário, existem também os blogs, sites cuja estrutura permite a atualização rápida de conteúdo, com a capacidade de atrair leitores e colaborar para a interação entre diferentes pessoas.
            Trazendo essa realidade para a sala de aula, o professor deve fazer uso das novas tecnologias em suas atividades de ensino-aprendizagem, de modo a facilitar a assimilação do conteúdo pelos alunos.
            Sendo assim, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma proposta de ensino da literatura com novas tecnologias, enfatizando o Realismo e a obra de Antero de Quental.





2. OBJETIVOS DO TRABALHO


2.1. Objetivos Gerais


            • Investigar como aplicar o conhecimento literário (Teoria Literária e Literatura Portuguesa) nas redes sociais, visando o ensino com as novas tecnologias;
            • Discutir o assunto em blogs entre os diversos grupos da classe, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem;
            • Estabelecer a interação entre os interlocutores (criadores e visitantes do blog).


2.2. Objetivos Específicos


            • Possibilitar um aprofundamento sobre o Realismo e a obra de Antero de Quental;
            • Disseminar o conhecimento adquirido com uma linguagem simples e de fácil entendimento, despertando o interesse das novas gerações na literatura e suas ramificações;
            • Desenvolver uma proposta de ensino do Realismo e da obra de Antero de Quental com o uso das novas tecnologias.



 3. JUSTIFICATIVA


            Neste trabalho, pretendemos demonstrar como o ensino da literatura pode ser prazeroso e de fácil entendimento, através de uma linguagem simples e utilizando as novas tecnologias e as redes sociais para chamar a atenção dos alunos e resgatar o interesse por grandes movimentos literários e autores do passado, como o Realismo e Antero de Quental. Também será possível fazer uso de ferramentas on-line como um novo meio de transmitir o conhecimento sobre a literatura portuguesa a outras pessoas, de maneira interativa.
            O Realismo foi escolhido como tema do projeto por se tratar de um movimento literário que rompeu com o passado, um período marcado por renovações ideológicas, culturais, políticas, científicas e artísticas. Caracterizando-se como um movimento de progresso tecnológico e pensamento filosófico. "O realismo em Portugal deu origem à única geração literária que merece este nome além-Atlântico. E notabilizou-se por reunir homens superiores e talentosos como jamais houve antes ou depois na história da Literatura Portuguesa. Em qualquer das direções seguidas pela atividade literária na época realista (a poesia, a prosa de ficção, a historiografia) é possível encontrar estrelas de primeira grandeza." (MOISÉS, 2006, p. 323).
            Além disso, o trabalho destacará o autor Antero de Quental por ser considerado um dos maiores poetas de sua geração e da literatura portuguesa. O poeta dedicou-se à reflexão dos grandes problemas filosóficos e sociais de seu tempo e também contribuiu para a implantação das ideias renovadoras da geração de 1870. Antero de Quental expressa em seus sonetos a sua inquietação religiosa e metafísica e é considerado, ao lado de Bocage e Camões, um dos grandes sonetistas da literatura portuguesa.





4. METODOLOGIA


            Nossa proposta é trabalhar o ensino do Realismo e da obra de Antero de Quental fazendo uso da internet e de redes sociais como o YouTube,  Facebook e o Tumblr.

YouTube
            O Youtube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Essa ferramenta é muito utilizada para o compartilhamento de musicas, filmes, vídeo-aula e etc.
Facebook
            O facebook é uma rede social gratuita onde o usuario creia seu perfil e listas de interesses pessoais. Ele pode trocar mensagens privadas ou publicas entre si e participante de grupo de amigos.


Tumblr
            O tumbrl é uma nova plataforma que vem crescendo a cada dia mais e mais. Seu visual é uma mescla de tudo que já vimos de rede sociais pela Internet. Uma mistura de twitter, blog e facebook.  No Tumbrl você pode fazer o que quiser: textos, notas rápidas, colocar fotos, pensamentos, enfim, tornar seu dia quase que em tempo real por meio da tela do computador ou de seu telefone.



            Para tanto, são propostas as seguintes atividades:

         Será criada uma conta em cada rede social.
         Será feito pesquisas em cada uma dessas redes, onde deveram ser encontrados todos os materiais relacionados ao período literário e todas as informações sobre o autor Antero de Quental, suas obras, sonetos, imagens etc.
         Desenvolvimento de vídeo-aula em esquetes curtas, com base no material pesquisado; exemplo de vídeo-aula: http://www.youtube.com/watch?v=Ek3WBzQ9Anw&hd=1
         Todos os materiais deverão ser publicados na página principal do grupo no Facebook.





5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MOISÉS, M. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.




Integrantes:
Ana Elisa Costa B4256g-8
Israel Mateus de Medeiros B40317-9
Hellem Cristhina da Silva B4513C4
Tiago dos Reis B4094G-8
Priscila Carvalho Leite B41AAI-4

2 comentários:

  1. Gostei do trabalho, parabéns! A interação dessas tecnologias à literatura ficará ótima.

    ResponderExcluir
  2. Foi publicado algum artigo científico relatando a experiência?

    ResponderExcluir