domingo, 24 de novembro de 2013

RELATÓRIO: AULAS DE MORFOSSINTAXE APLICADA

APS: AULAS DE MORFOSSINTAXE APLICADA

1. INTRODUÇÃO

Esse relatório foi desenvolvido para as Atividades Práticas Supervisionadas, sob a orientação de se elaborar um relatório referente às aulas de morfossintaxe assistidas no segundo semestre de 2013. O relatório contém os assuntos tratados em sala de aula bem como as atividades desenvolvidas.

2. RELATÓRIO: AULAS DE MORFOSSINTAXE APLICADA

Dia 09 de agosto de 2013

Neste dia nos foi apresentado o conteúdo e a bibliografia básica da matéria, como também, uma introdução dos tópicos do conteúdo.


Dia 15 agosto de 2013

Introdução sobre complementos verbais e predicação. A predicação consiste em observar de que maneira se comporta o movimento semântico dos verbos, quando têm uma carga de sentido que se concentra em si mesmos ou que se dirige, necessariamente, a um ou mais complementos obrigatórios. Esse tipo de análise é realizado sempre a partir da fórmula S + V (menos nos casos das orações sem sujeito).


Dia 16 de agosto de 2013

Foi-nos explicado acerca dos complementos verbais, que compõe juntamente com os verbos o sentido completo da sentença; dos estudos da predicação, que auxilia na observação das maneiras de comportamento dos verbos; dos verbos copulativos, que não possuem significação completa, ou seja, possuem 0% de  carga semântica, mas exercem função de  ligação; das características morfossintáticas dos complementos verbais, que podem ou não ser obrigatórios em relação ao sentido contextual dos verbos referidos; dos verbos transitivos, que deixam-se acompanhar por complementos acidentais, desta forma, não necessita dos complementos e os verbos intransitivos, que exigem complementos que conjuntamente lhes dão sentido total; do objeto direto, entendido como de natureza morfológica substantiva, pode ser representado por um sintagma nominal, será sempre substituído por um pronome do caso oblíquo(o, a, os, as, no, na, nos, nas, lo, la, los, las; e do objeto indireto, que em alguns casos pode ser confundido com adjunto adverbial( artigos, numerais, adjetivos,pronomes, etc.), sempre será representado por um sintagma preposicionado, além disso, é um termo obrigatório. Tais explicações são embasadas em um dos livros da bibliografia.


Dia 22 de agosto de 2013

Sem registro de atividades.


Dia 23 de agosto de 2013

Houve uma discussão sobre a postura do professor em sala de aula. A importância da interação com os alunos, o conhecimento do contexto social, afetividade, estímulo à criatividade e respeito ao conhecimento que o aluno traz. A partir disso, desenvolvemos um raciocínio quanto à importância da morfossintaxe, sendo ela um meio para que possamos assegurar o conhecimento da língua e trazer clareza e ordem na construção das sentenças.


Dia 29 de agosto de 2013

Continuando os estudos, foi-nos apresentado as relações sintáticas ocorridas nos períodos simples; as características do adjunto adnominal, constituído de um sintagma interno, integrante de outro sintagma, desta forma, está sempre preso a um núcleo substantivo. Morfologicamente, ele sempre é representado por sintagmas internos, determinantes e/ou por adjetivos modificadores, também é possível encontrar um adjunto adnominal dentro do próprio adjunto adnominal, desde que haja um núcleo substantivo.


Dia 30 de agosto de 2013

O assunto do dia foi o complemento nominal, é termo obrigatório, sintagma interno ligado a outro sintagma, será sempre representado por um sintagma preposicionado (graças ao sentido incompleto de alguns substantivos, como é o caso dos abstratos, de um adjetivo ou de um advérbio). É possível confundi-lo com o adjunto adnominal preposicionado, pois este também é ligado ao substantivo, internamente a outro termo da oração. Embora os dois sirvam de expansão do núcleo substantivo de um sintagma, o complemento nominal possui importância mais semântica - requerida pela incompletude de significado em certos nomes do português - que sintática. É evidente o caráter abstrato do termo substantivo que está preso ao complemento nominal e também a nominalização existente em verbos transitivos ou intransitivos. Além disso, a derivação de predicativos é caso de complemento nominal.


Dia 05 de Setembro de 2013

Sem registro de atividades.


Dia 06 de Setembro de 2013

Retomada a respeito dos termos da oração. 1 – Sujeito (núcleo), 2 – Predicado (verbal, nominal e verbo-nominal), 3 – Complementos verbais (objeto direto e indireto), 4 – Complemento nominal, 5 – Agente da passiva (por, pelo...), e 5 – Adjuntos adnominais (numeral, adjetivo/locução adjetiva, artigos, pronomes possessivos, demonstrativos, indefinidos).


Dia 12 de Setembro de 2013

Aula explicativa por slide. Uso da Vírgula, como empregar e quando não usar, coordenação, explicação, oração e estrutura.


Dia 13 de setembro de 2013

Neste dia, tivemos revisão para a bimestral 1, em que foram enfatizados os assuntos: termos da oração, uso correto da vírgula, orações coordenadas, concordância nominal, entre outros.


Dia 19 de Setembro de 20013

  Alguns exercícios foram passados para analisarmos as palavras destacadas e a sua função sintática e para que disséssemos a quais classes gramaticais eles pertenciam.
Um dos exercícios passados foi esse:

a- Pedro enlouquecido, saiu da reunião.

Tínhamos que chegar a resposta que a palavra destacada no enunciado pertencia a classe gramatical adjetivo, e sua função sintática era a de adjunto adnominal.
  Após a correção, a professora abordou um tema de revisão dos tempos verbais Indicativo, Subjuntivo e Imperativo. As formas verbais Infinitivo, Particípio e Gerúndio, juntamente com os tempos verbais Presente, Pretéritos e Futuro.


Dia 20 de Setembro de 2013

Atividade e leitura do livro Prática de Morfossintaxe, Capítulo 4 Cruzamento dos eixos de construção Morfossintaxe.


Dia 26 de Setembro de 2013

Neste dia, fizemos uma revisão da matéria já estudada; assim, conseguimos praticar um pouco mais nossas habilidades com a ajuda da professora. Conseguimos trabalhar assuntos como tipos de sujeito, de predicado e outros termos da oração.


Dia 27 de Setembro de 2013

Sem registro de atividades.


Dia 03 de outubro de 2013

Sem registro de atividades.


Dia 04 de outubro de 2013

Prova (NP1).


Dia 10 de outubro de 2013

Sem registro de atividades.


Dia 11 de outubro de 2013

Neste dia, foi nos apresentado um novo assunto: orações subordinadas, que se dividem em adjetivas, adverbiais e substantivas.
As adjetivas se dividem em restritivas e explicativas. Já as substantivas são divididas em apositivas, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa e subjetiva. Com as adverbiais é um pouco mais complexo, pois são divididas em 9 tipos: causal, comparativa, condicional, concessiva, conformativa, consecutiva, final, proporcional e temporal.


Dia 17 de outubro de 2013

Sem registro de atividades.


Dia 18 de outubro de 2013

Não houve aula.


Dia 24 de outubro de 2013

Aprendemos sobre as orações coordenadas, encontradas nos períodos compostos:

- Sindética e Assindética;
-Orações Subordinadas;

Subjetiva;
Apositiva;
Objetiva Direta;
Objetiva Indireta;
Predicativa;
Completiva Nominal.


Dia 25 de outubro de 2013

Foi passado o conteúdo da página 176 sobre orações reduzidas que possuem estrutura semelhantes as orações chamadas de desenvolvidas. Suas classificações são a de infinitivo, as terminadas em AR, ER e IR. As de gerúndio que terão sempre as partículas ANDO, ENDO e INDO e as de particípio que terminam em ADO, EDO e IDO. Exemplos ilustraram as definições facilitando o nosso entendimento.


Dia 31 de outubro de 2013

  Hoje foi introduzido o conteúdo de orações subordinadas. Houve a explicação do conceito e a definição de subordinação e quais são os tipos de oração. As substantivas que são apositivas, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e predicativa e subjetiva. AS orações subordinadas adverbiais como temporal, condicional, comparativa, consecutiva, concessiva, conformativa, causal, final e proporcional. E finalmente as adjetivas classificadas em restritiva e explicativa.


Dia 01 de novembro de 2013

Explicação sobre Paralelismo Sintático exercícios explicativos com correção em sala de aula.
- Permite melhorar a clareza da expressão escrita e dar-lhe elegância estilística.


Dia 07 de novembro de 2013

A professora passou qual a matéria que deveria ser estudada para a prova e quais partes do livro Prática de Morfossintaxe de Inez Sautchuk deveriam ser lidas.


Dia 08 de novembro de 2013

Foi realizada a revisão para a NP2, na qual a professora esclareceu diversas dúvidas e passou diversos exercícios para fixação do conteúdo. Houveram exercícios de separação e classificação das orações e alguns para que transformássemos o adjetivo e o O.S. Adjetiva.

3. REFERÊNCIAS

SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. 2ª edição. Barueri, SP: Manole, 2010.


4. GRUPO:

B53FBA3 - ALEXANDRE ALMEIDA DE OLIVEIRA
B249285 - FRANCINE MAXIMILIANO DA ROSA
B261323 - GISLENE DA SILVA PINHEIRO
B447508 - JOÃO PAULO GIOVANELLI SILVA
B32IBH5 - LUCIENE GONÇALVES RUBIAL
B4424E9 - TACIANE ROBERTA R B SANT’ANA

2 comentários:

  1. Interessante vocês colocaram as datas de cada conteúdo, parabéns para o grupo

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  2. Ótimo trabalho. Gostei de vocês terem colocado as datas. Parabéns!

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